A grandeza de dar graças

Posted by The Gospel Coalition in VIDA CRISTÃ

dargraças

Por Kevin DeYoung

Traduzido por Anderson Rocha – Artigo original aqui.

Há 13 cartas de Paulo no Novo Testamento, e em 9 delas ele expressamente agradece pelos destinatários da carta (Romanos 1:8; 1 Coríntios 1:4-8; Efésios 1:15-16; Filipenses 1:3-5; Colossenses 1:3-5; 1 Tessalonicenses 1:2-3; 2 Tessalonicenses 1:3-4; 2 Timóteo 1:3-5; Filemon 4-5). As únicas exceções são 2 Coríntios (onde ele brinca com uma palavra de conforto), 1 Timóteo e Tito (para quem ele concede implicitamente) e Gálatas (que estavam em perigo de apostasia). O grande apóstolo Paulo era um homem marcado pela gratidão.

Paulo não teve uma vida fácil. Ele foi espancado, caluniado, incompreendido, preso, sofreu naufrágio, apedrejado e sofreu oposição em todos os lugares em que ele foi. No entanto, ele estava profundamente grato. Ser grato tem pouco a ver com suas circunstâncias. Claro, é mais fácil ser feliz quando tudo está num mar de rosas, mas todos nós conhecemos pessoas que parecem ter tudo e ainda são terrivelmente infelizes. Por outro lado, todos nós conhecemos pessoas que parecem encontrar bênçãos escondidas em cada julgamento. Murmurador ou agradecido: nós realmente temos uma escolha.

Pense nas pessoas que você conhece, os santos que você mais respeita, aqueles que quer ser como quando crescer, os crentes que deseja imitar e imitar. Quase com certeza, as pessoas que você está pensando são pessoas agradecidas. Cínicos e críticos podem ser celebrados nas mídias sociais e na televisão noturna, mas não fazem deles grandes heróis da fé.

Apesar de seus muitos motivos terrenos para se queixar, Paulo estava constantemente dando graças a Deus – e não principalmente por comida, saúde ou segurança (embora todos valham a pena lembrar), mas por triunfos do evangelho.

Observe o início da carta de Paulo e observe o que ele agradece nas igrejas.

  • – Disseram graças por sua fé no Senhor Jesus Cristo (Romanos, Efésios, Colossenses, 1, 2 Tessalonicenses, Filemom).
  • – Ele agradeceu por seu amor por todos os santos (Efésios, Colossenses, 1, 2 Tessalonicenses, Filemom).
  • – Ele agradeceu pela firmeza, especialmente nos julgamentos (1, 2 Tessalonicenses).
  • – Ele agradeceu por seus dons espirituais (1 Corinthians).
  • – Ele agradeceu pela sua parceria no evangelho (Filipenses).
  • – Ele agradeceu pela sua história e amizade mútua (2 Timóteo).

É uma lista enorme, especialmente quando considero as coisas que mais agradeço naturalmente (minha família, uma casa, trabalho, boa saúde, viagens seguras, boas férias). São todos presentes de Deus também. Não há vergonha em agradecer a Deus por um milhão de coisas diferentes. Afinal, todo presente bom e perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes (Tiago 1:17). Mas a lista de Paulo nos lembra dos maiores dons: fé evangélica, parcerias evangélicas e vitórias evangélicas.

À medida que a maioria dos americanos se reúne ao redor da mesa nesta quinta-feira (dia de Ação de Graças), aproveite o momento para vestir o seu chapéu de apóstolo Paulo e compartilhe as graças do evangelho do qual você é grato. E enquanto você fizer isso, pense nos amigos e familiares que você gostaria de ser. As chances são de que eles estarão tão fartos de gratidão, muito mais do que fartos de peru recheado.

Traduzido por Anderson Rocha, em 03Dez17

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.